Servcom, dedicada a soluções para cartórios, agora integra Vela Latam

01/03/2024

Servcom, dedicada a soluções para cartórios, agora integra Vela Latam

A solução, que veio durante o processo de sucessão, foi considerada ideal para permitir que a empresa continuasse crescendo

 Daniela Maciel

16 de fevereiro de 2024 às 5h15

 

Integrante do grupo Constellation Software, a Vela Latam acaba de adquirir a mineira Servcom Serviços de Computação, empresa especializada no desenvolvimento de softwares e soluções para cartórios. A empresa sediada em Belo Horizonte tem 37 anos de mercado. As principais soluções oferecidas pela Servcom hoje são: RGI, Notas, Títulos e Documentos, Protestos e Pessoas Jurídicas.

O valor da transação não foi divulgado, mas de acordo com o CEO da Servcom, Bernardo Lara, mais do que uma aquisição, é uma integração de esforços, expertises e mercados que preserva a Servcom e suas equipes administrativa e técnica.

“Todo o quadro de funcionários será mantido e os demais diretores terão autonomia nas tomadas de decisão. A Vela está acostumada com esse processo, tendo realizado 16 aquisições nos mesmos moldes na América Latina, sendo a Servcom a 12ª no Brasil”, afirma Lara.

A aquisição foi uma proposta feita durante o processo de sucessão na Servcom. A solução foi considerada ideal para permitir que a empresa continuasse crescendo. Assim, o executivo foi alçado ao cargo de diretor administrativo-financeiro para CEO.

Com o suporte da multinacional, que está capacitando as lideranças da Servcom, o objetivo é ampliar conhecimentos, contatos e mercados por meio do ecossistema formado pelas empresas do grupo, identificando sinergias, oportunidades de negócios, compartilhamento de carteiras e desenvolvimento de mercados em comum.

“Estamos no processo de integração. A Vela nos traz novas formas de ver o negócio. Nossa missão é tornar o dia a dia dos cartórios mais fácil, atuando sobre a sua gestão. Os cartórios têm que se comunicar com uma série de órgãos reguladores. O nosso trabalho é facilitar essa comunicação de forma automática. Evitando ou, pelo menos, diminuindo o trabalho manual. A informatização garante a segurança dos dados. Os cartórios guardam a história do País e a legislação obriga que essa guarda seja responsável. Todo registro tem redundância e backup. Mostramos que ele pode atender com velocidade, segurança e informando seu cliente sobre as etapas sem que seja preciso ir até o cartório”, afirma.

Servcom propõe sustentabilidade aos cartórios

O objetivo das soluções da Servcom ao melhorar os fluxos é, além da diminuição de custos e fortalecimento da segurança, atuar também sobre aspectos de sustentabilidade, com a diminuição do volume de papel dentro dos cartórios e do número de deslocamentos, por exemplo. A digitalização e automação também promovem a governança e o compliance, tornando os processos mais transparentes e auditáveis.

Com uma equipe de 35 colaboradores, a Servcom hoje atende mais de 150 cartórios distribuídos especialmente por Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo.

“O nosso objetivo é ampliar a nossa ação, alcançando os demais estados através do ecossistema da Vela Latam ou com a nossa própria infraestrutura contando com o suporte e expertise da holding”, completa o CEO da Servcom.

                                               

FONTE: https://diariodocomercio.com.br/negocios/servcom-solucoes-cartorios-integra-vela-latam/#gref