Sistemas Servcom

23/03/2020

Sistemas Servcom - Tecnologia embarcada a serviço dos cartórios


Os Sistemas desenvolvidos pela SERVCOM possuem arquitetura WEB e estão aptos para funcionar através de uma máquina virtual (Servidor em Nuvem).


Ocorre que o Código de Normas Extrajudicial de alguns Estados legisla em desfavor desta modalidade de acesso, obrigando o cartório a manter seus dados restritos no servidor físico do cartório.


Desta forma, o recomendado é acessar o sistema do cartório através de uma VPN (Rede Virtual Privada), onde o usuário, tendo acesso a internet, se conecta a infraestrutura interna de dados do cartório em qualquer local que esteja.


“Por meio de criptografia nas informações e nas comunicações entre hosts da rede privada é possível aumentar consideravelmente a confidenciabilidade dos dados que trafegam pela rede. Desta forma, os dados podem ser enviados sem que outros usuários tenham acesso, e mesmo que os tenham, ainda os receberão criptografados. Por isso, é fundamental que os dispositivos responsáveis por cuidar da rede VPN devem ser capazes de garantir segurança e integridade das informações e dos dados que são transmitidos.”


O Conselho Nacional de Justiça através do PROVIMENTO Nº 69 de 12 de Junho de 2018, regulamentou o TELETRABALHO no âmbito dos Serviços Notariais e de Registro no Brasil. Vários clientes Servcom estão adotando esta modalidade de trabalho, racionalizando a prestação de serviços, dinamizando seu fluxo de produção e registrando como mais agilidade seus atos registrais.


Em Minas Gerais, com a publicação da Portaria Conjunta Nº 950/PR/2020, que dispõe sobre a suspensão do atendimento presencial no âmbito dos Serviços Notariais e de Registro do Estado de Minas Gerais, no período de 19.03.2020 a 27.03.2020 e podendo, a critério do titular ou responsável, ser realizado trabalhos através de “home Office”, vêem esta portaria valorizar, ainda mais, a adoção do teletrabalho, visando o bem estar da saúde dos funcionários e prepostos das Serventias, além de proporcionar comodidade na execução dos serviços cartorários.


Desta forma, é importante salientar, que em razão da pandemia do novo coronavírus (CONVID-19), por hora está suspenso do atendimento presencial no âmbito dos Serviços Notariais e de Registro do Estado de Minas Gerais, porém, com o passar dos dias e, conforme a evolução da pandemia, pode ocorrer nova determinação da Corregedoria, obrigando os cartórios a trabalhar de forma totalmente eletrônica, atendendo aos Pedidos da Central Registradores do CORI-MG.


Assim, é preponderantemente importante que os cartórios estejam com seus servidores configurados para trabalhar remotamente e saibam que os Sistemas Notariais de Registro desenvolvidos pela SERVCOM, se encontram aptos para atender aos anseios e necessidades que esta situação lhes impõe, trazendo benefícios para a sua prestação de serviços aos vossos clientes.